5 motivos pelo qual amei American Crime Story: The People v. O.J. Simpson

Já faz algum tempo que queria falar sobre American Crime Story: The People v. O.J. Simpson. Confesso que o fato dela ter ganhado os principais prêmios do último Emmy me chamou atenção. Depois de uma maratona, resolve reunir aqui os 5 motivos que me fizeram amar essa série. Confira:

1. Não saber se O.J. Simpson era culpado ou inocente

Pra quem devorou Making a Murderer, essa série é um prato cheio. Baseada em fatos reais, o julgamento de O.J. é um dos casos mais famosos e emblemáticos dos Estados Unidos. Durante toda a série você fica dividido, uma hora a defesa está certa, na outra você já não tem mais tanta certeza disso. É como se fosse uma brincadeira de ser detetive e júri ao mesmo tempo.

Season 1 GIF - Find & Share on GIPHY

2. Elenco de peso

Temos grandes atores como Cuba Gooding Jr (que vive O.J.), John Travolta e David Schwimmer (advogados Robert Shapiro e Robert Kardashian), Sterling K. Brown (Christopher Darden da acusução), Courtney B. Vance (Johnny Cochran) e Sarah Pulson (promotora Marcia Clark).

A maioria deles formam o Dream Team (como é conhecida a equipe de defesa do O.J. Simpson). Meus destaques vão para Sarah e Courtney. Mas não dá pra deixar de falar do David, nosso eterno Ross de Friends, apesar do papel não ter tido grande destaque em cenas importantes do julgamento, é sempre muito nostálgico para os fãs ver ele em cena.

3.  Julgamento do século

Você não precisa ser advogado para se apaixonar pelas cenas no tribunal. A forma como as provas são apresentadas e contestadas pela defesa mostram inteligência e raciocínio rápido. Além disso, as estratégias deles (que nem sempre são éticas, mas isso não vem ao caso aqui) são espetaculares e dinâmicas, fazendo com que você fique com os olhos e ouvidos bem abertos.

4. Discussão sobre racismo

O crime foi cometido em 1994, uma época em que os negros sofriam muita perseguição por parte da polícia norte-americana (não que hoje não tenha). E foi justamente esse tema polêmico que a defesa usou como base para defender o réu das acusações. Essa estratégia causou uma reviravolta no caso, como também muita indignação em quem acreditava na culpa do O.J.

Até hoje o crime desperta muita comoção e debate. Afinal, se trata de um negro que deu a volta por cima, se tornou um atleta rico e famoso, mas que jogou tudo para o alto por causa de ciúmes, o que ocasionou na morte da sua ex-mulher e um amigo dela (será?). Vemos O.J., um negro como protagonista, intercalando nuances de mocinho e vilão. Mas acima de tudo um personagem real com seus momentos de crise e não uma caricatura que geralmente vemos na televisão aberta.

Nesse gancho temos ainda os personagens Christopher (acusaçâo, novato em julgamentos) e Johnny (defesa, experiente e famoso) travando uma batalha particular. Como se não bastasse o tema ser delicado para ambos, já que são negros e estão em lados opostos, eles ainda precisam lidar com uma testemunha-chave do caso que é racista. Cada cena entre os dois prova o alto nível de roteiro e atuação.

Oj Simpson GIF - Find & Share on GIPHY

5. A promotora Marcia Clark

Assim como o racismo, dá pra perceber  a discriminação que Marcia, interpretada por Sarah Pulson, sofre por ser mulher e ter um alto cargo. Seu jeito de se vestir, seu cabelo e sua vida privada se tornam alvo de revistas de fofocas, ao invés do seu árduo trabalho em provar que O.J. é culpado.

Dói ver como uma mulher é subestimada e humilhada, mesmo que seja em uma atuação de série baseada em fatos reais, sabemos que isso é real e acontece no dia a dia da maioria da mulheres. E como o simples fato dela ser também mãe é usada de forma antiética para provocá-la. É claro que são encenações baseadas em um livro, mas em um mundo como este que vivemos hoje, cheio de notícias de violência contra mulheres, a conexão com a história da personagem fica ainda mais forte.

Oj Simpson GIF - Find & Share on GIPHY

Era isso gente! E vocês já assistiram? Me contem quais foram suas partes favoritas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s