5 motivos pelos quais 2014 (quase) foi o ano de virada do WiiU

Wii-U-dead

Até parece lúdico e quase improvável, mas 2014 foi um ano promissor para a Nintendo e para o seu console principal, o WiiU. Lutando para se manter importante dentro do mercado que já estava sendo dominado pelo XOne e o PS4, a empresa apresentou um line-up impressionante de jogos, acessórios e futuros lançamentos que deram uma sobrevida para o console e, por alguns meses, quase conseguiu virar o jogo.

Mas, já era tarde demais. Os primeiros rumores sobre o NX e a falta de apoio das third parties já tinham condenado o WiiU. Ainda assim, quem comprou o game até hoje não tem do que reclamar. Confere alguns dos motivos:

1 – Mario Kart 8 explode a venda de consoles

Uma das principais franquias da Big N, MK8 colocou o game de corrida pela primeira vez em HD. Jogabilidade impecável, pistas sempre criativas, inúmeros personagens e desafio na medida certa foram essenciais para o sucesso do game. A procura por consoles registrou um aumento impressionante, atingindo até 60% em alguns mercados.

O jogo ainda se tornou o jogo mais rápido a ser vendido para WiiU, atingindo 1,2 milhões de cópias  em pouco mais de 1 mês. Uma DLC com pistas novas e personagens inéditos ainda foi lançado em novembro, aumentando a longevidade do game, que viria a receber outra DLC paga e uma gratuita em 2015.

Hoje Mario Kart 8 já atingiu mais de 6,86 milhões de cópias vendidas.

 

2 – Amiibos

aamiibos

A maior sacada que a Nintendo podia criar foram os Amiibos, bonecos de personagens dos games que podem ser utilizados em jogos compatíveis. Após o anúncio na E3, o lançamento contou com alguns dos Amiibos esgotados logo no primeiro dia e a demanda foi tão grande que a Nintendo teve problemas para repor os estoques.

Em poucas semanas, alguns dos bonecos só podiam ser encontrados por pelo menos 10 vezes o preço inicial. Em dois anos, foram mais de 53,6 milhões de unidades vendidas, compatíveis com alguns jogos do lineup do WiiU e 3DS, ao preço de mercado de $ 12 a unidade.

3- Line up de fazer inveja a qualquer console

bayonetta 2

2014 foi um ano espetacular para jogadores do WiiU. Alguns dos títulos mais esperados pelos nintendistas saíram naquele ano. Outros, inesperados, fizeram imenso sucesso também e esvaziaram carteiras.

Além de Mario Kart 8, a sequência exclusiva para o WiiU Bayonetta 2, recebeu ovação da crítica e amor do público, com notas variando entre 9 e 10 entre os maiores sites de games e encabeçando o top 10 dos games com melhores reviews do ano no Metacritic, atrás apenas das versões remasterizadas de Last Of Us, GTA V  e de Super Smash Bros para WiiU.

Esse, aliás, foi outro vendedor de consoles. Depois do boom inicial de Mario Kart 8, Smash continuou a impulsionar o console com notas quase perfeitas e diversão extravagante. Além deles, o indie Shovel Knight, que saiu exclusivo para o console e 3DS foi outra agradável surpresa em jogabilidade e vendas, bem como o hack’n slash Hyrule Warriors, baseado no universo de Zelda, a volta de Donkey Kong Tropical Freeze, e Captain Toad Treasuer Tracker. 

Até Sonic Boom, mesmo sendo um fiasco da crítica, foi título exclusivo do console. Esse line up vai deixar saudades

4- Uma apresentação incrível na E3

A principal exposição de games não vende consoles, mas ajuda muito a melhorar a imagem de uma empresa. E a Nintendo deixou todo mundo babando com seus anúncios. Começando com o humor irreverente dos animadores de Robot Chicken abrindo a conferência, seguindo com a apresentação de Super Smash Bros, em uma “luta” memorável dos presidentes Satoru Iwata e Reggie Fills-Aime apresentando os amiibos.

Seguiu com a apresentação da produção de Yoshi’s Wooly World, apresentação de Xenoblade Chronicles X e de seu novo IP, Splatoon. Por fim, lacraram totalmente com o nosso quinto motivo…

 

5 – Anúncio e gameplay de Zelda WiiU

Todos sabiam que o jogo estava chegando, mas ninguém imaginou que seria tão incrível. A revelação do novo Zelda impressionou pela qualidade visual e gigantesco cenário. Se a E3 não convenceu, em dezembro, no Video Game Awards, a apresentação do gameplay do jogo foi o suficiente para que muita gente, ainda em dúvida, tomasse a decisão de adquirir o seu WiiU. Se soubessem dos atrasos…

Zeldim

 

E para você, qual foi o grande momento do WiiU? Quais seus jogos favoritos? Deixa o comentário com a sua própria lista!

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s