10 personagens LGBT da Marvel

A Marvel Comics é uma editora de quadrinhos que sempre seguiu tendências e investiu na diversidade. Criou na década de 60 o primeiro super-herói negro e nos anos 90 teve o culhão de apresentar o seu primeiro super herói homossexual.

capa

Atualmente a Marvel oferece diversas opções de histórias com personagens negros, gays, e femininos. Mas vamos no focar agora no público LGBT e listar 10 personagens do gênero na editora.

10 personagens LGTB da Marvel

1. Daken

daken

Daken Akihiro é um filho perdido do Wolverine que foi criado em 2006. Assim como o pai ele possui os sentidos aguçados, fator de cura e garras retráteis (duas são iguais as do Logan, mas a terceira sai direto do punho).

Ao longo do seu desenvolvimento como personagem, foi mostrado que ele possui a capacidade de manipular as pessoas através de feromônios, substâncias químicas que podem induzir as pessoas. Ele usa esses poderes para manipular e seduzir alguns homens. Ele também já usou essa mesma estratégia em mulheres, o que demonstra a sua bissexualidade.

2 e 3. Wiccano e Hulkling

wiccano e hulkling

Wiccano é William Kaplan, um filho de espírito da Feiticeira Escarlate. Assim como a mãe, possui poderes atrelados a magia. Já Hulkling, é Teddy Altman, um alienígena filho do Capitão Marvel original com uma rainha Skrull.

Os personagens foram criados para a revista dos Jovens Vingadores, em 2005, e logo engataram um romance. O fato de um dos poderes do Teddy ser o de assumir a aparência que desejar, deve trazer muitas oportunidades para a dupla na cama. Estão até hoje namorando, já falam em noivar e são uma referência gay dentro da Marvel.

4 e 5. Phyla-Vell e Serpente da Lua

serpente da lua e phylla

Phyla-Vell é meia irmã de Hulkling e lésbica. Já Serpente da Lua é filha do Drax (dos Guardiões da Galáxia) e sua namorada. A Serpente foi criada em 1973 e nem sempre teve essa orientação sexual. Já Phyla já foi concebida com essa proposta, em 2004.

6. Estrela Polar

estrela polar

Estrela Polar foi o primeiro e é até hoje o principal personagem gay da Marvel. Criado na década de 70, ele sempre apresentou nuances da sua sexualidade, sem nunca nada ser confirmado. Afinal a homossexualidade era um assunto bastante polêmico naquela época.

A editora chegou a criar uma história contando que o personagem tinha origens élficas e que isso explicaria o seu comportamento. Felizmente, nos anos 90, tudo isso foi superado e o Estrela Polar pode finalmente sair do armário. Ele é um personagem clássico da Tropa Alfa e eventualmente aparece em alguma equipe de X-Men.

Em 2012 foi publicada uma edição de Surpreendentes X-Men com o primeiro casamento gay da Marvel. Foi o de Estrela Polar com Kyle, um americano comum.

7 e 8. Rictor e Shatterstar

rictor e shatterstar

Rictor e principalmente Shatterstar foram personagens hipersexualizados na década de 90. A tendência dos quadrinhos dessa época era por homens extremamente musculosos, com roupas apertadas e esdruxulas.

O escritor Peter David então aproveitou esse contexto para em 2009 tornar a dupla um casal. De forma natural, os dois acabaram se beijando e desenvolvendo uma relação moderna, que não apela para os clichês. Os fãs reclamaram muito na internet, afinal eram heróis que já haviam se relacionado com mulheres anteriormente, porém com esse background da década de 90, nem tem o que questionar, né?

9. Homem de Gelo

homem de gelo

Bobby Drake é um membro fundador dos X-Men. Por motivos desconhecidos, é o único mutante clássico que nunca conseguiu emplacar uma grande história. Talvez por isso a editora tenha criado ano passado a história de que ele é gay.

O Homem de Gelo sempre foi retratado como um mulherengo, o que causou estranheza nos fãs quando foi revelado a sua orientação sexual. Porém foi explicado que por já ser mutante e ter sido criado na década de 60, os dois rótulos de preconceito foram demais para ele lidar. Então ele preferiu omitir para tentar fingir ser hétero. Fora que, ele teve de dedicar tanto tempo da sua vida para salvar o dia de grandes ameaças, que empurrar com a barriga essa parte de si.

10. Deadpool

deadpool

Isso mesmo, Wade Wilson também faz parte do grupo LGBT. Porém, o mais interessante do personagem é que ele não é nem gay nem bissexual. Deadpool é pansexual. Esse gênero é atribuído a pessoas que não se apegam a rótulos e sentem atração por pessoas, independente de serem homens, mulheres trans ou o que for.

Ao longo dos anos várias referências a isso foram mostradas nas HQs, sempre de forma bem-humorada. E algumas referências a isso estão no próprio filme do personagem. Foi o diretor do longa, inclusive, quem classificou o Deadpool como pansexual.

Claro que a Marvel tem muitos outros personagens do grupo LGBT.  Mas separei nessa lista o que eu entendi serem os 10 principais. Mas você acha que esqueci alguém? Deixe nos comentários, vamos ver quais outros personagens a editora possui para representar esse público.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s